logolemarx

logofaced

cnpq

logoufba
cabecalho


BREVE HISTÓRICO DO
LEMARX


O Laboratório de Estudos e Pesquisas Marxistas (LEMARX) é produto do esforço coletivo de um grupo de professores, estudantes e militantes dos movimentos sociais, que, frente aos desafios e perspectivas da educação pública, da sociedade hodierna e dos movimentos sociais de luta, sentiram, no contexto contemporâneo, a necessidade de retomar o estudo, a pesquisa e a intervenção social a partir da obra de Marx e Engels e da ampla, tortuosa e axial experiência teórica e prática do movimento operário internacional, em particular, no campo da Educação.

Surge informalmente em Agosto de 2007, quando as professoras Sandra Maria Marinho Siqueira e Rilmar Lopes, respectivamente dos Departamentos I e II, passam a se reunir com um conjunto de alunos e pessoas ligadas aos movimentos sociais e participantes de ACCs da FACED. O motivo da formação do grupo estava na imprescindibilidade de mergulhar na obra de Marx e Engels, incentivado pelos grandes problemas e contradições sociais, e numa série de teóricos marxistas, com o fito de compreender a sociedade em que vivemos e seus rebatimentos na Educação e na Universidade Pública. Mais ainda, o grupo teve como norte, desde o primeiro momento, a relação entre Educação, Movimentos Sociais e os horizontes da emancipação humana no novo século, plasmados nas lutas cotidianas dos trabalhadores, estudantes, populares e camponeses no país e no Estado da Bahia.

Para tanto, sem uma profunda e rigorosa apropriação coletiva dos textos marxistas, dificilmente se poderia dotar a atividade docente, na compreensão da natureza e função social da educação na sociedade capitalista, de um caráter emancipatório, na concreção de uma práxis social comprometida com os projetos e interesses históricos da classe trabalhadoras, nos movimentos sociais de luta.

Dessa forma, o Grupo, chamado inicialmente GEMARX (Grupo de Estudos Marxistas), dedicou-se aos estudos de obras marxistas, a começar pelos textos de Karl Marx. Somente em Novembro de 2007, por ocasião da realização da I Jornada Pedagógica de Educação Popular e Emancipação Humana, na FACED, precisamente 29 de novembro, o grupo, chamado agora de LEMARX (Laboratório de Estudos e Pesquisas Marxistas) era lançado oficialmente para o público acadêmico, mediante a leitura de um Manifesto, adiante anexo.

Muitos desafios e obstáculos foram sendo experimentados e superados pelo grupo, particularmente o receio inicial da instabilidade, mas, pelo referencial teórico que têm claro, pelo compromisso que se manifesta nos sujeitos que dele fazem parte, pelas necessidades colocadas pelo próprio desenvolvimento do real e pelas demandas e lutas sociais estimuladoras de nossa prática, o grupo findou consolidado e mantém atividades permanentes, mesmo sem incentivo ou apoio, a não ser do esforço constante e ininterrupto dos seus membros.

Entre as obras estudadas pelo grupo ao longo de sua trajetória encontram-se, dentre outras, o Manifesto Comunista (1848), A origem do capital (1867)1, passando pelo estudo do texto integral de A Ideologia Alemã (1845-46, publicada em 1932), texto inédito, recentemente publicado no Brasil pela Boitempo Editorial. Além disso, estudamos os textos Introdução á Filosofia Marxista (2008)2 de e textos sobre Método e Conhecimento em Marx e Lukács3, do professor Sérgio Lessa, da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

Paralelamente ao estudo teórico, o Grupo realizou inúmeras atividades como debates, exibição de filmes, de extensão na Faculdade de Educação, tais como: a) debate sobre “O mundo do trabalho e os desafios da construção do socialismo”, com a exibição do filme “Eles não usam Black Tie”, em 06 de junho de 2008; b) debate sobre a “Quarta Internacional – 70 anos”, em 14 de agosto de 2008; c) debate sobre “As Internacionais Socialistas e a Organização da Classe Operária”, em 03 de setembro de 2008; d) debate sobre as “Eleições e Marxismo”, em 24 de setembro de 2008.

Atualmente, estão em andamento dois projetos do Lemarx: a) o Curso de “Economia Política: a formação social capitalista pela cinematografia”, caracterizado pela exibição de um conjunto de filmes históricos sobre determinadas temáticas da sociedade capitalista, acompanhada da leitura e discussão do livro “Economia Política: uma introdução crítica”, dos escritores José Paulo Netto e Marcelo Braz4, sendo que já realizamos duas etapas no total de quatro, em que exibimos os filmes “Tempos Modernos”, em 29 de agosto de 2008, e “Sacco e Vanzetti”, em 26 de setembro de 2008, estando programados os filmes “O grande ditador”, para 31 de outubro de 2008 e “The Corporation”, em 28 de novembro de 2008.

No campo da Arte e Educação, o grupo tem realizado a leitura do livro “As Idéias Estéticas de Marx”, de Adolfo Sanchez Vazquez (1968), através do subgrupo Ateliê de Estética Marxista, na Faced, com professores e estudantes.

Do ponto de vista da pesquisa científica, estudantes vinculados ao Lemarx desenvolvem as seguintes pesquisas e extensão: Pesquisa: “Arte Resistência: análise da experiência do teatro do oprimido na comunidade de Periperi”, pelo bolsista de Iniciação Científica da FAPESB e aluno do curso de teatro, Camilo Domingues, sob orientação da professora Sandra Maria Marinho Siqueira; b) Extensão: “Círculo de Leitura e Complexo Temático: para uma experiência na comunidade de Periperi do Movimento de Sem-Tetos de Salvador (MSTS)” pelo projeto Permanecer, através da aluna da Faculdade de Educação e Monitora, Manoela Cássia da Silveira Gomes, com orientação de Sandra Maria Marinho Siqueira.


As professoras que compõem o Lemarx desenvolvem também as seguintes Atividades Curriculares em Comunidade (ACCs): a) “Oficinas e Práticas pedagógicas em educação de jovens e adultos”, com a Professora Sandra Maria Marinho Siqueira; b) “Educação Popular nas áreas de assentamento do MST no contexto da educação do campo”, com as professoras Sandra Maria Marinho Siqueira e Nair Casagrande; c) “Teatro em Comunidades Urbanas de Salvador” com a professora Rilmar Lopes; d) “A Educação do Campo no Estado da Bahia: experiências em desenvolvimento no MST”, com a professora Nair Casagrande.


Ao longo da última década, o Lemarx não só realizou cerca de 12 turmas de Introdução ao Marxismo e 12 turmas de Introdução à Economia Política pela Cinematografia, como continuou afirmando a necessidade de promover a formação política constante não só dos seus próprios membros como da comunidade universitária, da militância socialista e dos trabalhadores em geral.


Por isso, promovemos o estudo das obras fundamentais de Marx e Engels e de uma série de autores e autoras marxistas do século XX e da atualidade. Realizamos inúmeros debates, o Curso Livre das Obras Marxistas, o Estudo de O Capital e obras de autores sobre A Revolução Brasileira.


Membros do Lemarx publicaram obras sobre a teoria marxista e outras questões relacionadas à realidade concreta. Destacamos a publicação pelos professores Sandra M. M. Siqueira e Francisco Pereira das obras: Marx Atual (2013), O Marxismo depois de Marx e Engels (2015) e Marx e Engels: Uma Introdução (2017). Além disso, publicamos no site do Lemarx, o livro A Miséria do Direito: Ordem Jurídica, Dominação e Pensamento Crítico (2015) e a obra Karl Marx e o Direito (2015), ambos do professor Francisco Pereira, colaborado do Lemarx. Neste site constam todos esses documentos.


Na atualidade, estamos em processo de finalização de um livro sobre a história e a base teórica do Lemarx, contando pormenorizadamente os principais acontecimentos e a intervenção do coletivo nos últimos 12 anos. Também foi defendido um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) no Curso de História, da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), intitulado LEMARX: DEZ ANOS DE HISTÓRIA, do historiador Osvaldo Teodoro dos Santos Filho, sem dúvida uma aquisição importante para o grupo. Estamos desenvolvendo esforços no sentido de publicar uma Revista, um Jornal e vídeos em Canal no Youtube.



1 Trata-se do último capítulo do Livro I, Volume II, de O Capital, que veio à luz em 1867, de autoria de Karl Marx, que no total correspondem a quatro livros, que tratam de O processo de produção do capital, O Processo de Circulação do Capital, O Processo Global da Produção Capitalista (organizados e publicado por Friedrich Engels, após a morte de Marx) e Teorias da Mais-Valia, este último livro organizado e publicado por Karl Kautsky na Alemanha, tratando da história da economia política.

2 LESSA, Sergio e TONET, Ivo. Introdução à Filosofia Marxista. São Paulo: Expressão Popular, 2008.

3 Esses textos podem ser encontrados facilmente no site: www.sergiolessa.br. No site autor disponibiliza uma série de textos e obras importante para o debate atual sobre o mundo do trabalho e a críticas das concepções teóricas que se limitam a uma rebaixada análise do real, sem ir às suas raízes.

4 Cf. NETTO, José Paulo Neto e BRAZ, Marcelo. Economia Política: uma introdução crítica. São Paulo: Cortez, 2006.





LEMARX - Laboratório de Estudos e Pesquisas Marxistas
Av. Reitor Miguel Calmon, s/n - Faculdade de Educação - Vale do Canela - Salvador - Bahia
Telefones: 3283-7249 - Correio eletrônico:
lemarxufba1@gmail.com