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MARX E ENGELS: ASPECTOS DA VIDA E DA OBRA DOS
FUNDADORES DO MARXISMO

Francisco P. Silva
Professor e membro do LEMARX
Mestre em Direito, militante marxista


I - INTRODUÇÃO

Apresentamos, numa ordem cronológica, os textos e aspectos mais importantes da vida e da obra de Karl Marx e Friedrich Engels, publicados em livros, revistas, periódicos, jornais e sites, remetendo os leitores às fontes, aos textos de Marx e Engels. Em virtude da riqueza de acontecimentos da vida revolucionária e intelectual dos dois pensadores, muita coisa importante foi preterida. O leitor pode, no entanto, aprofundar os conhecimentos fazendo a leitura das biografias existentes.

Quanto aos aspectos biográficos, existem bons livros que retratam a vida e a obra dos dois revolucionários, em sua ligação com a luta social. Entre eles podemos citar: RIAZANOV, David. Marx e Engels e a história do movimento operário. São Paulo, LPM,1990; HOBSBAWM, Eric (org.). História do Marxismo. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1985; BEER, Max. História do Socialismo e das lutas sociais. São Paulo, Expressão Popular, 2006; LÊNIN, V. I. As Três Fontes. São Paulo, Expressão Popular, 2001; Kautsky, Karl. As Três Fontes do Marxismo. São Paulo, Centauro, 2002; COGGIOLA, Osvaldo. Engels: o segundo violino. São Paulo, Xamã, 1995; MACLELLAN, David. Karl Marx: vida e pensamento. Petrópolis, Vozes, 1990; HOFMANN, Werner. A História do pensamento do movimento social nos séculos XIX e XX. Rio de Janeiro, Tempo Brasileiro, 1984; LUKÁCS, Georg. O Jovem Marx e Outros Textos Filosóficos. Rio de Janeiro, UFRJ, 2007; MANDEL, Ernest. A formação do pensamento econômico de Karl Marx (de 1843 até a redação de O Capital). Rio de Janeiro, Zahar, 1968; FREDERICO, Celso. O Jovem Marx: as origens da ontologia do ser social. São Paulo, Cortez, 1995; LÖWY, Michael. A Teoria da Revolução no Jovem Marx. Petrópolis, RJ, Vozes, 2002; BOTTOMORE, Tom (org.). Dicionário do Pensamento Marxista. Rio de Janeiro, Zahar, 2001.


II – ENCONTRO PARA UMA OBRA COMUM

Marx nasceu em 5 de maio de 1818 em Trier, Alemanha, morreu em 14 de março de 1883, em Londres; Engels nasceu em 28 de novembro de 1820 em Barmen, na Alemanha, faleceu em 5 de agosto de 1895, em Londres, Inglaterra. Marx era filho de um advogado judeu, convertido ao protestantismo, adepto de idéias liberais e democráticas, razão pela qual a casa de Marx se tornou um ambiente de discussão em torno de teóricos iluministas e liberais, como Voltaire e Rousseau. Engels, de outro, era filho de um rico industrial do ramo têxtil, de família religiosa e conservadora, em cujo seio teve uma formação calvinista.

Marx e Engels chegaram ao mesmo referencial por caminhos bem particulares. Marx, aos 17 anos, ingressou na Universidade de Bonn, onde cursou Direito, transferindo-se em seguida para a Universidade de Berlim, concluindo seus estudos em Filosofia. Doutorou-se em 1841, em filosofia, na Universidade de Iena, com a apresentação de uma tese sobre os filósofos materialistas da antiguidade, Demócrito e Epicuro. Engels, por sua vez, não fez faculdade. Educado para suceder o pai nos negócios, mostrou dotes literários na escola, sendo influenciado inicialmente pelos liberais democráticos. Em 1841, uniu-se ao círculo jovem-hegeliano e destacou-se na crítica da filosofia conservadora de Schelling, um teórico opositor das idéias de Hegel. Por influência de Moses Hess, revolucionário alemão, Engels se tornou comunista mais cedo que Marx.

Encontrando-se em Paris em 1844, comunistas assumidos, Marx e Engels tomaram consciência das conclusões teóricas a que haviam chegado, a partir de suas experiências e estudos filosóficos e científicos. Colocaram firmemente a tarefa de produzir uma obra em comum de crítica aos jovens hegelianos, grupo que haviam integrado, expondo a nova concepção materialista. É o início de uma longa, tortuosa e profícua vida teórica e prática revolucionária, que findaria apenas com a morte de Marx, em 1883. Vejamos os principais fatos de sua vida revolucionária e as obras que produziram:


III – DO HEGELIANISMO À CRÍTICA DA SOCIEDADE BURGUESA

(1837)

Na Carta de Marx ao pai (1837), uma das únicas preservadas, Marx apresenta um balanço de seu desenvolvimento intelectual no primeiro ano na Universidade de Berlim. Como era característico de Marx, para passar a um novo patamar intelectual, realizava uma avaliação crítica de seu passado teórico. Marx diz no texto: “Há momentos na vida que, tais quais marcas fronteiriças, colocam-se diante de um período concluído, porém, ao mesmo tempo, com determinação, para uma nova direção”.

É, portanto, o relato do encontro com as idéias de Kant e Fichte, suas debilidades, leituras de poetas e filósofos e a necessidade de superá-los a partir do novo patamar teórico que havia chegado, o sistema hegeliano. Por isso, Marx expressa já a influência de Hegel, ao dizer que, para além do formalismo kantiano, que fazia uma clivagem entre o real e o ideal (ser e dever ser), era preciso “investigar as idéias na realidade mesma”, em seu movimento, em suas contradições, em seu devir.

Expressa seu encontro inicial tortuoso com Hegel e o Clube de Doutores (Doctorclub), a ala esquerda do pensamento hegeliano, do qual faziam parte Bruno Bauer, Karl Köppen, Adolf Rutenberg, Edgar Bauer, Ludwig Buhl, Karl Nauwerk e Max Stirner. É o início de uma complexa, crítica e autocrítica relação com o pensamento hegeliano. A carta pode ser encontrada em http://www.scientific-socialism.de/KMFEDireitoCapa.htm. Os textos da juventude de Marx e Engels foram publicados em: MARX, Carlos. Escritos de Juventude. México, Fundo de Cultura Econômica, 1987.


(1841)

Marx apresentou a tese de doutoramento intitulada Diferença entre as filosofias da Natureza em Demócrito e Epicuro à Universidade de Iena, na Alemanha, recebendo o título de Doutor. É a última presença de Marx na academia. Suas esperanças de se tornar professor universitário se esvaem quando a reação monárquica prussiana expulsa Bruno Bauer da cátedra de Teologia da Universidade de Bonn.

Em sua tese, Marx desenvolve uma análise criativa e única dos filósofos materialistas da antiguidade e suas importantes contribuições para o desenvolvimento filosófico e científico. Critica os jovens hegelianos por não manterem uma atitude crítica e autocrítica em relação ao mestre, Hegel. Há as seguintes publicações em português: MARX, Karl. Diferença entre as Filosofias da Natureza em Demócrito e Epicuro. Lisboa, Presença, 1972. Há uma edição brasileira: MARX, Karl. Diferença entre as Filosofias da Natureza em Demócrito e Epicuro. São Paulo, Global, 1979.


(1842)

Marx se dedica ao jornalismo e colabora com a Rheinische Zeitung (Gazeta Renana), um jornal da burguesia liberal, que tinha como horizonte a defesa das idéias democráticas, de mudanças políticas e reforma do Estado. Nele, Marx publica textos decisivos na sua trajetória intelectual, que expressam o contato com questões sociais, como a criminalização com o avanço da propriedade privada de um antigo costume camponês de recolher lenha nas florestas comunais, a situação dos vinhateiros do Mosela, os ataques à liberdade de imprensa pelo governo monárquico, entre outros. Redige O Manifesto Filosófico da Escola Histórica do Direito; Debates acerca da Lei sobre o Furto de Madeira; Sobre a Liberdade de Imprensa.

É durante este período que Marx é forçado, pela primeira vez, a tomar posição sobre as idéias socialistas pressionado por um jornal de direita. Em resposta, Marx conclui sobre a necessidade de estudar as idéias socialistas para poder manifestar-se sobre elas. Alguns destes textos podem ser lidos em: http://www.scientific-socialism.de/KMFEDireitoCapa.htm. O texto sobre A liberdade de imprensa foi publicado em português em: MARX, Karl. A liberdade de imprensa. Porto Alegre, L&PM, 1980 e Notas sobre as recentes instruções prussianas relativos à censura. In: MARX, Karl e ENGELS, Friedrich. Sobre literatura e arte. São Paulo, Global, 1986.


(1843)

Por conta da censura, Marx deixa a Gazeta Renana, casa-se com Jenny von Westphalen e vai para Kreuznach. Dedica-se à crítica do pensamento de Hegel, em especial sobre o direito e o Estado. O produto deste acerto de contas é o Manuscrito de Kreuznach, também chamado de Crítica à Filosofia do Direito de Hegel ou Crítica da Teoria do Estado de Hegel, só publicada em 1927 pelo historiador marxista David Riazanov, na Rússia. Nele, Marx se mostra um democrata radical, influenciado pelo materialismo de Feuerbach, realiza uma crítica à lógica idealista hegeliana, que, no fundo, legitimava a monarquia.

Defende idéias radicais como a soberania popular, se opõe à monarquia e cita passagens que se tornaram célebres como: “A democracia é o enigma resolvido de todas as constituições”, “O homem não existe em razão da lei, mas a lei existe em razão do homem”, “não é a constituição que cria o povo, mas o povo que cria a constituição”. Enfim, encontra com seu objeto de estudo: a sociedade. No ano seguinte, iniciará o estudo da anatomia da sociedade burguesa: a economia política. O texto foi publicado em português: MARX, Karl. Contribuição à Crítica da Filosofia do Direito de Hegel. São Paulo, Boitempo, 2005; MARX, Karl. Contribuição à crítica da Filosofia do Direito de Hegel. In: Manuscritos Econômico-Filosóficos. São Paulo, Martin Claret, 2004.


(1844)

No final de 1843, Marx viaja para Paris, centro das idéias e movimentos socialistas. Estuda a história da Revolução Francesa, de 1789, as idéias socialistas e os teóricos da economia política. Conhece socialistas como Proudhon e Bakunin e entra em contato com a Liga dos Justos, fundada por Weitling. Funda a revista Anais Franco-Alemães (Deutsch-Franzosische Jahrbucher), junto com Arnold Ruge. No único número, que saiu em fevereiro de 1844, Marx publicou A questão judaica e a Introdução à Crítica da Filosofia do Direito de Hegel. Nesta revista, Friedrich Engels também publicou o texto Esboço de uma Crítica da Economia Política. No jornal Vorwärts, Marx publicou as Glosas Críticas. Encontra-se com Engels e planejam uma obra em comum de crítica da filosofia jovem-hegeliana.

Os textos de 1844, de Marx e Engels, A Questão Judaica; Introdução à Crítica da Filosofia do Direito de Hegel; Manuscritos Econômico-Filosóficos; Glosas Críticas Marginais ao Artigo “O Rei da Prússia e a Reforma Social” de um Prussiano representam um avanço em suas concepções filosóficas, políticas e econômicas. Neles, Marx realiza uma crítica da cidadania burguesa limitada e defende a perspectiva da emancipação humana.

Assume-se socialista e revolucionário e, filosoficamente, encontra-se com o sujeito revolucionário da época atual: o proletariado. Estuda os economistas burgueses, aprofunda sua visão da sociedade capitalista, da propriedade privada e da alienação. Expõe a sua primeira abordagem do comunismo. Critica o reformismo social, o Estado e a política. Parte dos textos pode ser encontrada em: www.marxists.org. Há publicação em português de: MARX. Karl. Introdução à Crítica da Filosofia do Direito de Hegel. In: Contribuição à Crítica da Filosofia do Direito de Hegel. São Paulo, Boitempo, 2005; MARX, Karl. A Questão Judaica. São Paulo, Centauro, 2002; MARX, Karl. Manuscritos econômico-filosóficos. São Paulo, Boitempo, 2006.


(1845)

Expulso de Paris por pressão do governo alemão, Marx viaja a Bruxelas (Bélgica), onde se encontra com Engels. Elaboram e publicam sua primeira obra conjunta: A Sagrada Família. Neste texto, os dois revolucionários realizam uma crítica mordaz dos jovens hegelianos, em especial aos irmãos Bruno e Edgar Bauer, defendendo o materialismo contra o idealismo. Marx redige também as Teses sobre Feuerbach, publicadas postumamente por Engels em 1888.

Nas famosas teses Marx faz uma síntese das idéias que começará a desenvolver, junto com Engels, em A Ideologia Alemã, no transcurso do mesmo ano até 1846. É a primeira crítica aberta a Feuerbach, em cujas idéias Marx se baseou desde a crítica de Hegel em 1843.

Há passagens memoráveis como “Os filósofos têm apenas interpretado o mundo de maneiras diferentes; a questão, porém, é transformá-lo”, “Mas, a essência humana não é uma abstração inerente a cada indivíduo. Na sua realidade ela é o conjunto das relações sociais”, “A doutrina materialista de que os seres humanos são produtos das circunstâncias e da educação, [de que] seres humanos transformados são, portanto, produtos de outras circunstâncias e de uma educação mudada, esquece que as circunstâncias são transformadas precisamente pelos seres humanos e que o educador tem ele próprio de ser educado”, “A questão de saber se ao pensamento humano pertence a verdade objetiva não é uma questão da teoria, mas uma questão prática. É na praxe que o ser humano tem de comprovar a verdade, isto é, a realidade e o poder, o caráter terreno do seu pensamento. A disputa sobre a realidade ou não realidade de um pensamento que se isola da praxe é uma questão puramente escolástica”.

Em 1845, Engels escreveu uma obra magistral: A situação da classe trabalhadora na Inglaterra, uma análise contundente das raízes da sociedade capitalista, da industrialização, da classe trabalhadora, de suas organizações, enfim denuncia as condições de miséria e exploração dos operários. Parte dos textos podem ser encontrados em: www.marxists.org. Há publicações em português em: MARX, Karl. Teses ad Feuerbach. In: A Ideologia Alemã. São Paulo, Boitempo, 2007; MARX, Karl. A Sagrada Família. São Paulo, Boitempo, 2003; ENGELS, Friedrich. A Situação da Classe Trabalhadora na Inglaterra. São Paulo, Boitempo, 2008.

(1846)

Marx e Engels findaram A Ideologia Alemã; Marx redige uma Carta a Pável V. Annenkov. Em Bruxelas, Marx e Engels levam à frente o projeto da unidade entre teoria e prática revolucionária, organizam um Comitê de Correspondência, com o objetivo de socializar as idéias e lutas comunistas, aproximando os revolucionários e as organizações. Concluem o manuscrito de A Ideologia Alemã, que não seria publicado por dificuldades editoriais, permanecendo inédito até 1932, quando é publicado na Rússia. É o acerto de contas final com a sua consciência filosófica anterior, o hegelianismo e os jovens hegelianos. Trata-se da primeira e mais extensa, profunda e densa crítica dos dois socialistas à filosofia idealista e a exposição da concepção materialista da história, que desenvolverão nas obras posteriores.

O materialismo histórico parte da perspectiva, empiricamente observável e historicamente demonstrada, da anterioridade da matéria sobre as idéias e a consciência. Trata-se de um fato já demonstrado pelas ciências que estudam o passado da humanidade (paleontologia, arqueologia, história) e do universo (física). A natureza inorgânica, durante bilhões de anos, e, mesmo a orgânica (animais e plantas), existiu antes do advento dos primeiros humanos e continuará a existir mesmo se a humanidade for exterminada. Somente em determinadas condições históricas, é que a consciência começou a se desenvolver, sob a base da matéria altamente evoluída (o cérebro) até chegar ao estágio atual. A consciência é, portanto, um estágio superior de desenvolvimento da matéria e só pode existir sob esta base material.

Eis um dos motivos pelos quais o materialismo é inconciliável com as diversas concepções idealistas, que se apegam ao princípio da anterioridade da idéias, da consciência, sobre a matéria, posição evidentemente sem qualquer base histórica. As concepções idealistas, desde a platônica até as mais recentes, no fundo se casam com as concepções religiosas, de modo que a idéia primeira se confunde com a própria idéia de um ser sobrenatural, superior e anterior ao mundo, que o teria criado, segundo um plano pré-estabelecido, em que o destino dos homens se encontra previamente traçado e contra o qual é impossível lutar.

Mas não se trata do materialismo mecânico do século XVIII. O materialismo de Marx é histórico e dialético. A materialidade de que Marx parte é a materialidade social: as condições de produção e reprodução da vida social. O trabalho é a atividade que faz a mediação entre os homens e a natureza na produção das condições materiais, necessárias à existência da vida em sociedade. Nenhuma sociedade é possível sem o trabalho, sem a relação metabólica do homem com a natureza. Mais trabalho ou menos trabalho, explorado ou associado, mas sempre o trabalho será, como diz Marx, a eterna relação do homem com a natureza para produzir os meios de produção e de subsistência. Mesmo a sociedade mais evoluída (comunista) terá como base o trabalho associado, livre, coletivo e destinado a atender as necessidades sociais, estando todo o processo de trabalho sob controle dos produtores.

Desta forma, no processo histórico, os homens estabelecem entre si relações de produção, de cooperação ou de exploração, que se expressam nas relações de propriedade. Ao longo da história, os homens passaram por diversas formações socioeconômicas, cada uma com determinadas formas de trabalho. São estas condições socioeconômicas, ao longo da história, que constituem a base sobre a qual se constroem determinadas formas de consciência social (arte, filosofia, religião, ciência, direito, entre outras) e as instituições jurídico-políticas (Estado).

A formação social é a articulação de modos de produção, em que um é dominante. Isto significa que numa mesma formação social permanecem resquícios de relações sociais anteriores. Na sociedade burguesa, baseada na indústria e na exploração do trabalho assalariado pelo capital, observa-se a permanência de relações sociais pré-capitalistas, particularmente nos países capitalistas mais atrasados. Entretanto, na sociedade burguesa, o modo de produção capitalista é o dominante e tende mesmo a se expandir gradualmente, mercantilizando as relações sociais e colocando-as sob o controle do capital.

O modo de produção é uma articulação de forças produtivas (força de trabalho, ferramentas, instalações etc.) e relações de produção (se expressam nas relações de propriedade). As relações de produção podem desenvolver ou obstaculizar o avanço das forças produtivas. Enquanto foi possível expandir as relações mercantis, sob a base da propriedade privada, as relações de produção capitalistas incentivaram o desenvolvimento da ciência e da técnica, aplicando-as ao processo produtivo, aumentando a produtividade do trabalho, incrementando a quantidade e qualidade das mercadorias, diminuindo o tempo de trabalho socialmente necessário para produzi-las.

Hoje, quando os mercados estão partilhados entre as potências, o emprego limitado da técnica na produção é acompanhado do desemprego crônico e de crises de superprodução, quase permanentes. As relações de produção capitalistas tornaram-se um estorvo ao desenvolvimento da ciência e da técnica e a sua aplicabilidade para resolver os problemas da humanidade. Quando isto ocorre, diz Marx, abre-se uma época de revolução social. Desde o início do século XX, vivenciamos revoluções proletárias em vários países. Esta concepção materialista da história, desenvolvida por Marx e Engels, é a base segura para a compreensão do passado e do presente, abrindo perspectivas para a luta por novas relações sociais (socialismo).

É preciso dizer ainda que o período que estamos analisando é também um momento de acerto de contas com outros socialistas como Joseph Proudhon e Weitling. Na Carta a Annenkov, Marx critica a obra de Proudhon, denominada Filosofia da Miséria. É o fim de uma simpatia que nutria por Proudhon, em particular por sua obra O Que é a Propriedade?. Marx demonstra o caráter reformista das teses de Proudhon, que sequer arranham com as relações de produção capitalista, e, por conseqüência, seu apego aos ideais burgueses abstratos (liberdade, igualdade), transmutando-os para a sua análise da sociedade burguesa. O texto de Marx pode ser encontrado em: www.marxists.org. Há publicação em português: MARX, Karl. A Ideologia Alemã. São Paulo, Boitempo, 2007.


(1847)

Finalmente, Marx e Engels se integram à Liga dos Justos, uma organização que evolui para o comunismo e que se torna, por influência de Marx, a Liga dos Comunistas, inscrevendo em seu estatuto a luta pelo fim da propriedade privada. Em seu primeiro Congresso, Marx e Engels são encarregados de escrever um manifesto, apresentando as idéias e os princípios da nova organização comunista. Engels elabora um documento em forma de perguntas e respostas intitulado Princípios do Comunismo. Com base nele, Marx e Engels elaboram o Manifesto do Partido Comunista, que será publicado no ano seguinte. Além do trabalho na Liga dos Comunistas, Marx e Engels fundam uma Associação de Operários em Bruxelas.

Neste ano, Marx publica uma crítica mais acabada às idéias de Proudhon, denominada A Miséria da Filosofia, em oposição à Filosofia da Miséria. Mostra as fraquezas das teorias de Proudhon e sua adaptação às relações de produção burguesas. Expõe também de forma mais profunda a teoria materialista da história, a partir de uma análise dos teóricos da economia, consolidando, numa síntese concreta do desenvolvimento econômico-social, as aquisições teóricas anteriores. Os textos podem ser encontrados, em parte, no site: www.marxists.org. Há publicação: MARX, Karl. A Miséria da Filosofia. São Paulo, Centauro, 2001.


(1848)

Marx e Engels foram encarregados de redigir um manifesto pela Liga dos Comunistas em 1847 sobre o programa e as idéias da organização comunista. O texto só foi publicado em fevereiro de 1848, quando explodiu a Revolução de 1848 na Europa. Na França, a monarquia é derrubada e proclamada a República. Os operários demonstram a força e o vigor apresentando suas próprias reivindicações, diferenciando-se claramente da burguesia. A burguesia reage à luta operária com repressão. Expulsos de Bruxelas, Marx retorna a Paris e em seguida à Alemanha, organizando, com Engels, em Colônia, a revista Neue Rheinische Zeitung. Participam ativamente das lutas políticas, dirigindo a associação operária de Colônia e a resistência operária em Elberfeld.

O Manifesto Comunista de 1848 é um marco na história do pensamento da humanidade, constituindo uma síntese do desenvolvimento histórico da sociedade burguesa e de suas contradições. Analisa as principais tendências políticas do movimento socialista e assenta o programa dos comunistas no movimento operário. Fazendo uma análise histórica do capitalismo, mostra que o comunismo não é uma utopia, como acreditavam os socialistas anteriores, mas uma possibilidade aberta pelo desenvolvimento da sociedade burguesa atual, com o processo de industrialização, articulação da economia mundial, desenvolvimento da ciência e surgimento do proletariado, classe que produz a riqueza social, apropriada pelo capital sob a forma da mais-valia, que vive inteiramente de seu próprio trabalho e que não tem, portanto, interesse em manter a sua exploração social.

Entretanto, a emancipação do proletariado deve ser realizada pelo próprio proletariado. Marx deixa patente a necessidade de organização política do proletariado em um partido de novo tipo, capaz de levar até as últimas conseqüências o processo de transformação social. O manifesto é uma obra, que, ainda hoje, representa uma fonte para os revolucionários, que lutam pela superação do capitalismo e a construção de uma sociedade socialista. Foi publicado em diversos idiomas. O texto pode ser encontrado em: www.marxists.org. Em português ver: MARX, Karl. O Manifesto Comunista. São Paulo, Boitempo, 1998.


(1849 – 1852)

Neste período, marcado pela derrota das lutas operárias e pela avassaladora contra-revolução burguesa na Europa, os revolucionários dos diversos países sofreram perseguição, repressão e condenações da justiça burguesa. São desse período: Trabalho Assalariado e Capital (1849); As Lutas de Classes na França de 1848 a 1850 (1850); 18 Brumário de Luís Bonaparte (1852); Mensagem do Comitê Central à Liga dos Comunistas (1850); Carta a Joseph Weydemeyer (1852); Revolução e Contra-Revolução na Alemanha (1852); O Recente Julgamento de Colônia (1852). Marx e Engels são processados pela justiça alemã por criticar as autoridades e participar da resistência política. São absolvidos no processo judicial de Colônia.

Os escritos do período de 1849 a 1852, particularmente As Lutas de Classes na França e O 18 Brumário traçam um quadro histórico dos acontecimentos revolucionários, dos quais Marx e Engels tiram importantes conclusões históricas sobre o caráter contra-revolucionário da burguesia nos acontecimentos de 1848 em diante, o papel do operariado como classe potencialmente revolucionária e a luta de classes como motor dos fatos históricos.

Trabalho Assalariado e Capital foi produto de conferências de Marx aos operários, nele se faz uma análise das relações entre capital e trabalho no capitalismo. Na Mensagem do Comitê Central à Liga dos Comunistas, Marx expõe o caráter permanente da revolução socialista e alerta para o fato dos operários manter a vigilância frente a burguesia e a pequena-burguesia, assegurando a independência de classe em todas as situações, não deixando que a revolução se esgote nas tarefas democráticas.

Marx continua suas atividades revolucionárias em Londres, onde passa a morar com a família, seja no apoio aos emigrados, seja reforçando a luta dos operários e de suas organizações. Passando por muitas privações financeiras, encontra apoio no amigo Engels. Marx escreve para o jornal New York Daily Tribune e Die Revolution. Os textos podem ser encontrados em www.marxists.org.


(1853 – 1858)

Durante um longo período, com a saúde agravada, Marx afasta-se temporariamente dos estudos de economia política, que só retomará em 1857. Escreve para os periódicos New York Daily Tribune, Peoples`s Paper e Neue Oder-Zeitung, sobre diversos temas e fatos da época, tais como A Guerra da Criméia, Revolução Espanhola, a dominação britânica da Índia, China, Guerra Anglo-Persa e um ensaio sobre Símon Bolívar. Foram escritos nesta fase: A Dominação Britânica na Índia (1853); A Companhia das Índias Orientais (1853); A Revolução na China e na Europa (1853); Os Resultados Eventuais da Dominação Britânica na Índia (1853); A Guerra Anglo-Persa (1856); A Guerra contra a Pérsia (1857); Cartas a Friedrich Engels (1856), Simon Bolívar (1858) e, particularmente, os Grundrisse (1857-1858).

Com o retorno aos estudos econômicos, Marx escreve entre 1857 e 1858 volumosos manuscritos preparatórios às suas obras posteriores de economia, que passaram a ser conhecidos como Grundrisse der Kritik der politischen Ökonomie (fundamentos para a crítica da economia política), que seriam publicados pelo Instituto Marx-Engels de Moscou, em 1939-1941. Este manuscrito, não publicado em vida, por se tratar de apontamentos sobre seus estudos, teve uma grande influência nos debates marxistas no século XX e continuam a despertar a atenção de muitos estudiosos. De qualquer forma, é um texto fabuloso, que deve ser estudado por todos os marxistas, porque ele nos dá um quadro de como Marx desenvolvia suas pesquisas. É uma fonte valiosa para a questão do método.

Uma parte do manuscrito, sobre as sociedades pré-capitalistas, foi publicada em português: MARX, Karl. Formações Sociais Pré-Capitalistas. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1979. O texto completo continua inédito em português. O texto em outras línguas: MARX, Karl. Elementos fundamentales para la crítica de la economia política (borrador): 1857-1858. Buenos Aires, Siglo XXI, 1972, 2 vols. Os demais textos em:www.marxists.org.


(1859)

Marx retomou aos estudos de economia em 1857, após um breve lapso de tempo, trabalhando resolutamente para a publicação de sua primeira grande obra econômica, Para a Crítica da Economia Política (1859). Para tanto, acumulou longos anos de estudo, desde a década de 1840, quando iniciou as primeiras leituras dos economistas clássicos. A obra tão esperada foi adiada por vários anos, até que finalmente veio a lume em 1859. Numa linguagem rebuscada e difícil, a obra se tornou um fracasso editorial. Poucos compreenderam a complexa análise empreendida pelo gigante Marx.

Os contornos fundamentais de sua teoria econômica estavam sedimentados. Trata-se de uma obra ímpar na história da economia, mas pouco lida pelos próprios marxistas. Marx dá continuidade aos artigos para o New York Daily Tribune e Das Volk. O texto pode ser encontrado em: www.marxists.org. Publicação em português: MARX, Karl. Para a Crítica da Economia Política. São Paulo, Global, 1979 e São Paulo, Martins Fontes, 1983.


(1860-1866)

O movimento operário renasce na década de 1860 na Europa, depois da contra-revolução da década de 1950. Envolvido nas lutas políticas, Marx inicia a redação de O Capital em 1863, ao tempo em que escreve inúmeros textos importantes de economia. Em 28 de setembro de 1864, é fundada a Associação Internacional dos Trabalhadores, conhecida como Primeira Internacional, em Londres, Inglaterra. Na Mensagem Inaugural, Marx diz: “Conquistar o poder político tornou-se, portanto, o grande dever das classes operárias” e finaliza dizendo: “Proletários de todos os países, uni-vos!”. Seu primeiro Congresso ocorreu em Genebra, Suíça, em 1866.

Em 1865, Marx pronuncia um discurso no Conselho Geral da Associação Internacional dos Trabalhadores, que deu origem ao livro Salário, Preço e Lucro, uma obra em que Marx, de forma clara e em linguagem simples, desenvolve a sua teoria econômica e conclui com as seguintes palavras de ordem: “Em vez do lema conservador de: Um salário justo por uma jornada de trabalho justa!, deverá inscrever na sua bandeira esta divisa revolucionária: Abolição do sistema de trabalho assalariado!". Marx continua redigindo O Capital, concluindo sua redação em 1866.

São desse período os textos: Mensagem Inaugural da Associação Internacional dos Trabalhadores (1864); Salário, Preço e Lucro (1865); Maquinaria e Trabalho Vivo (Os efeitos da Mecanização sobre o Trabalhador)(1863); Produtividade do Capital, Trabalho Produtivo e Improdutivo (1863); Trabalho e Tecnologia (Manuscritos de 1861-1863); Carta a J. B. Von Schweitzer (Sobre Proudhon - 1865); Carta a Engels (1866) e Instruções para os Delegados do Conselho Geral Provisório: as diferentes questões (1866). Os textos podem ser lidos em: www.marxists.org. Publicações em português: MARX, Karl. Salário, Preço e Lucro. São Paulo, Global, 1981; São Paulo, Abril Cultural, 1982.

(1867)

Finalmente é publicado o primeiro livro de O Capital (1867), a obra magna de Marx. A partir da análise da forma mercadoria, como a célula mais simples da sociedade burguesa, Marx realiza uma análise profunda da organização capitalista e suas contradições sócio-econômicas. Para ele, o trabalho é a relação metabólica do homem com a natureza, a partir do qual se extraem os meios de produção e os meios de subsistência, indispensáveis à existência social. Portanto, a força de trabalho produz, desde as sociedades mais simples às mais complexas, o conteúdo material da riqueza social.

O trabalho, desde que surgiram as sociedades classistas, é explorado pela classe dominante. Na sociedade escravista antiga, os escravos eram explorados pelos ricos proprietários de terra. No feudalismo, os camponeses eram submetidos ao trabalho servil. Sob o capitalismo, o trabalho assalariado é explorado pela burguesia. O trabalho toma, portanto, determinações históricas, dependendo da formação social. Mas nenhuma delas pode existir sem trabalho, sem a relação com a natureza, sem a produção da riqueza social. A teoria do valor-trabalho é a base a partir da qual Marx analisa a sociedade burguesa e desenvolve suas idéias econômicas.

A mercadoria, começa Marx, é a célula da sociedade burguesa, e, esta constitui uma coleção de mercadorias. Com a expansão das relações capitalistas em todo o mundo, mercantilizam-se as relações sociais. Diversas coisas e relações passam a ser exploradas pelo capital.

No capítulo sobre a acumulação primitiva do capital, Marx analisa como foram constituídas as pré-condições para a sedimentação do capitalismo, através da transformação dos trabalhadores em assalariados, expropriando-os de qualquer meio de produção, e a acumulação de capital, por meio da exploração colonial, da expropriação de bens da igreja, da espoliação de camponeses e artesãos, entre outros. Coube aos Estados impor o trabalho assalariado através de leis de assalariamento, com penas para os que não se sujeitavam.

Criadas as pré-condições para a sociedade capitalista, Marx analisa como se dá a relação entre capital e trabalho no processo de produção. Através da exploração da força de trabalho pelo capital, os trabalhadores engendram a riqueza social, apropriada de forma privada pela burguesia. Sob a aparência de uma igualdade jurídico-formal, expressa no contrato de trabalho, o capital adquire a mercadoria força de trabalho no mercado, colocando-a a seu serviço durante uma certa jornada de trabalho. Pela utilização da força de trabalho, o capitalista paga o preço desta mercadoria, ou seja, o salário, que, no limite, é constituído pela quantidade de trabalho socialmente necessário para a reprodução da força de trabalho e de sua família. É evidente que o valor da força de trabalho depende da oferta e da procura, mas sofre também os condicionamentos histórico-sociais da luta de classes.

Marx continua: durante uma parte da jornada (necessária), produz-se o salário pago ao trabalhador. Na outra parte (excedente) o trabalhador produz a riqueza a mais, não paga, o excedente, apropriado sob a forma de mais-valia pelo capitalista. Portanto, a mais-valia é constituída na produção social, enquanto a sua realização, a sua transformação em capital-dinheiro, depende do comércio, da circulação. Estava desvendado o segredo da produção capitalista, da riqueza social, da acumulação de capital. A riqueza do capitalista não é produto de sua natural capacidade de negociar, como defendiam teóricos anteriores a Marx, nem da proteção divina, como imaginavam outros, mas da exploração da força de trabalho assalariada sob a base da propriedade privada dos meios de produção.

Marx analisa no capítulo sobre A lei geral da acumulação capitalista, a tendência do capitalismo de produzir, de um lado, uma imensa riqueza, acumulada pela burguesia, e, de outro, uma enorme miséria, vivenciada cotidianamente pelos trabalhadores. A pauperização relativa das massas é uma tendência geral do desenvolvimento capitalista, tendo em vista a desproporção crescente entre o que o trabalhador recebe, em salários, e o que o capitalista acumula, em capitais. A concorrência entre os capitalistas leva-os a inovar permanentemente, introduzindo a técnica mais moderna no processo de produção (capital constante), tendo em vista a produção de mais mercadorias, a um preço menor. Portanto, inovam para reduzir o tempo socialmente necessário para a produção das mercadorias e ganhar a concorrência com seus pares.

Na concorrência acirrada, ocorre a centralização e a concentração do capital em cada vez menos capitalistas, formando-se grandes monopólios. A mudança na composição orgânica do capital (aumento do capital investido em maquinaria) leva à tendência a queda da taxa de lucro, com a redução do capital variável, investido em salários. A ciência e a técnica se tornam, nas condições de aplicação burguesa, instrumentos de opressão dos capitalistas sobre os trabalhadores, incrementando o desemprego, que se torna cada vez mais estrutural, crônico.

Ao contrário dos economistas burgueses que defendiam um suposto equilíbrio permanente do mercado e a ausência de crises, Marx demonstrou o caráter cíclico da economia capitalista. O capitalismo desenvolve contradições internas, que, periodicamente, o leva a crises cada vez mais profundas. São as leis históricas da sociedade burguesa, estudadas em O Capital e desenvolvidas posteriormente por outros teóricos marxistas, particularmente quanto ao capitalismo monopolista, previsto em suas tendências por Marx.

Como ficou evidenciado ao longo do século XX, o capitalismo não cai de podre, por mais desagregadoras que sejam as suas contradições, que levam a humanidade a guerras, à destruição de forças produtivas, à miséria, ao desemprego e à fome. No máximo, ao desenvolver suas contradições sociais, arrasta a humanidade para a barbárie, mas descarrega sobre os trabalhadores os efeitos nefastos das crises econômicas. É o que percebemos na atual crise econômico-financeira, iniciada nos EUA e expandida para a Europa, América Latina, Ásia e África. Para quem achava que Marx estava morto e o capitalismo triunfante, surpreendeu-se com o estouro da crise e a profunda atualidade da teoria marxista.

Por fim, é preciso dizer que os livros II e III, de O Capital, foram publicados por Engels, respectivamente, em 1885 e 1894. O livro IV, também conhecido como Teorias da mais-valia foi publicado por Karl Kautsky, em 1905 e 1910. Há também um escrito intitulado O Capítulo VI Inédito de O Capital, que deveria se constituir o sexto capítulo do primeiro livro, segundo indicação de Marx, não chegou a ser publicado junto com o Livro I. Somente em 1933 seria publicado em Moscou. Parte dos textos pode ser obtido em: www.marxists.org. No Brasil, a obra foi publicada integralmente em: MARX, Karl. O Capital: crítica da economia política. São Paulo, Civilização Brasileira, 1968; São Paulo, Nova Abril Cultural, col. Os Economistas, 1982.

(1868-1872)

Marx e Engels se dedicam às atividades da Primeira Internacional, desde 1864, tentando organizá-la a partir de um programa proletário e revolucionário. Durante a sua existência, a Internacional realizou cinco Congressos, em Genebra (1866), Lousane (1867), Bruxelas (1868), Basiléia (1869) e Haia (1872). Neste último, ocorreu o embate com Bakunin e seus adeptos, causando uma cisão na Internacional e a transferência de sua sede para Nova York. Apesar dos esforços de Marx e Engels, a Internacional era, de fato, uma federação de organizações nacionais e grupos políticos de vários países, inclusive por adeptos de Bakunin, Proudhon, Mazzini e Lassalle. As divergências no interior da internacional se tornaram antagônicas, tendo em vista as profundas diferenças de pressupostos e concepções entre marxistas e anarquistas, particularmente quanto ao Estado, a transição ao socialismo, o partido político e as formas de organização do proletariado.

Além disso, um fato tornou-se a pedra de toque da Primeira Internacional e selou o seu destino: a Comuna de Paris. A Guerra Franco-Prussiana levou à derrota, humilhação e ruína da França. Sobre os escombros da guerra, o proletariado se levantou em Paris, em 1871, e tomou o poder. Tal acontecimento, de dimensões históricas internacionais, ficou conhecido como A Comuna de Paris. Apesar do pouco tempo em que os operários permaneceram no poder, a Comuna representou uma experiência monumental para a luta proletária internacional, fornecendo as bases reais para a elaboração por Marx da obra A Guerra Civil na França, de 1871, na qual analisa a experiência da Comuna, tirando conclusões históricas sobre a questão do Estado, da transição socialista, do papel do proletariado revolucionário e da direção política.

São deste período os textos: A Guerra Civil na França (1871); Artigo de Engels sobre O Capital de Marx (1868); Mensagem à União Operária Nacional dos Estados unidos (1869); Sobre o Direito de Herança em Face dos Contratos e da Propriedade Privada (1869); Extrato de uma Participação Confidencial (1870); Sobre a Comuna (Marx e Engels – 1871); Estatutos Gerais da Associação Internacional dos Trabalhadores (1871); Das Resoluções do Congresso Geral Realizado em Haia (1872). Os textos podem ser encontrados em: www.marxists.org. Publicado em português: MARX, Karl. A Guerra Civil na França. São Paulo, Global. São Paulo, Alfa-Ômega, 1980.

(1873-1883)

Este é um período em que Marx se encontra com a saúde abalada. Não consegue mais se dedicar com a mesma força e ritmo com que se atirou anteriormente à causa do proletariado e à produção teórica. Ainda consegue forças para intervir nos debates no Partido Social-Democrata Alemão, realizando uma crítica mordaz ao seu programa, que fazia concessões ao reformismo para justificar alianças com setores do movimento operário, como os lassallianos. Para tanto, redige a Crítica do Programa de Gotha (1875); Carta a W. Bracke (1875). Manifesta interesse sobre o movimento revolucionário russo.

Engels escreve várias obras importantes neste período, procurando estender a análise marxista a domínios vastos, dando grandes contribuições à teoria marxista na compreensão de várias temáticas. Deste período, pode-se citar entre outras obras de Engels: Sobre o Problema da Autoridade (1873); O Papel do Trabalho na Transformação do Macaco em Homem (1876); Anti-Dühring (1877-1878); Dialética da Natureza (1878-1882); Discurso diante da Sepultura de Marx (1883).

Karl Marx morre em Londres, em 14 de março de 1883. Em seu discurso diante da sepultura de Marx, Engels disse: “Pois Marx era antes de tudo revolucionário. Contribuir, de um ou outro modo, com a queda da sociedade capitalista e de suas instituições estatais, contribuir com a emancipação do moderno proletariado, que primeiramente devia tomar consciência de sua posição e de seus anseios, consciência das condições de sua emancipação – essa era sua verdadeira missão em vida”.

Os textos podem ser lidos em: www.marxists.org. Há as seguintes publicações: MARX, Karl e ENGELS, Friedrich. Obras Escolhidas. São Paulo, Alfa-Ômega, 1980; ENGELS, Friedrich. Anti-Dühring. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1979; ENGELS, Friedrich. Dialética da Natureza. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1976;

(1884-1895)

Além de continuar a atividade de organização e publicação dos Livros II e III de O Capital, de Marx, Engels elabora obras formidáveis como A Origem da Família, da Propriedade Privada e do Estado (1884); Contribuição à História da Liga dos Comunistas (1885) Ludwig Feuerbach e o fim da filosofia clássica alemã (1886); O Papel da Violência na História (1887-1888). Em 5 de agosto de 1995, falecia o principal amigo de Karl Marx e um dos maiores gênios produzidos pela humanidade. Deixou de existir um homem que soube produzir ciência e atuar entusiasticamente na organização das massas proletárias.

Junto com Marx, assimilou criticamente tudo de bom que foi produzido pela humanidade e contribuiu decisivamente para a compreensão da história dos homens e da sociedade capitalista. Por fim, Marx e Engels dedicaram toda a sua vida à luta contra a exploração social sem conformismos ou adaptações. Com suas vidas e sua obra, representam o cume a que chegou o pensamento histórico-social no século XIX e a abertura para novos conhecimentos na ciência social no século XX até os nossos dias.

Enquanto o capitalismo estiver de pé, enquanto houver exploração, miséria, fome e desemprego, a obra de Marx e Engels será atual e somente a partir da assimilação de suas idéias e da experiência internacional do proletariado é possível se pensar na luta conseqüente por uma nova sociedade, o socialismo. Parte dos textos podem ser obtidos em: www.marxists.org. Os textos foram publicados também em: ENGELS, Friedrich. A Origem da Família, da Propriedade Privada e do Estado. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1979; MARX, Karl e ENGELS, Friedrich. Obras Escolhidas. São Paulo, Alfa-Ômega, 1980.




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